DOCUMENTARY RESEARCH IN STUDIES ON EDUCATIONAL POLICY: POSSIBILITIES AND LIMITS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p170-184

Keywords:

Documentary Research, Policy Epistemology, Qualitative Research

Abstract

The article aims to investigate the possibilities and limitations of documentary research when dealing with this type of methodological instrument in educational policies. Based on a literature review of an exploratory hermeneutic nature on the theme, this essay was organized as follows: i) first, it addresses the polysemy of the concept of 'documentary research', which still produces strong discussions and disagreements as to the most appropriate terminology to be used; ii) next, it conceptualizes the object of documentary research, and arising from this, iii) it establishes specific aspects of work with educational policy documents; iv) it points out some epistemological and theoretical aspects intrinsic to research with documents, and finally, v) it gives some concluding remarks highlighting the potential and limits of work with documentary sources.

Author Biographies

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF); Graduado em Filosofia (licenciatura) pela Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UPF), ligado ao PPGEDU da Universidade de Passo Fundo e a Rede de Estudos sobre Educação Superior (REPES/Furg). E-mail: junior.centenaro@bol.com.br

 

 

 

Published

2019-08-22