O PAPEL DA REAÇÃO CATÓLICA NA FORMAÇÃO DA NAÇÃO NOS TEMPOS DE CAPANEMA (1934-1945)

Autores

  • Celso João Carminati Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FAED. Observatório de Práticas Escolares - OPE.
  • Aldemir Barbosa da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/FAED. Observatório de Práticas Educacionais - OPE.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p204-221

Palavras-chave:

Reação Católica, Intelectuais Católicos, Jacques Maritain

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os indícios do movimento Reação Católica na política educacional do Ministro Gustavo Capanema (1934-1945), após um reposicionamento dos intelectuais entre os órgãos católicos e aparatos estatais, em defesa da cultura católica na formação da nação. Na primeira parte, aborda os indícios da restauração em defesa da pedagogia católica; na segunda, fala sobre a representação de intelectuais católicos nos aparatos estatais, como as articulações no cenário nacional entre as instituições superiores católicas; e, por fim, na terceira parte, apresenta a influência do pensador francês Jacques Maritain entre as produções da revista católica A Ordem e a repercussão do humanismo integral e da democracia cristã em torno do engajamento da militância católica.

Biografia do Autor

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FAED. Observatório de Práticas Escolares - OPE.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Docente associado da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa Obeservatório de Práticas Escolares - OPE. Pós-Doutor e Membro e pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa - Portugal.

Aldemir Barbosa da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/FAED. Observatório de Práticas Educacionais - OPE.

Doutorando em Educação na linha História e Historiografia da Educação - UDESC; Mestre em Educação - UDESC; Graduação em Filosofia - UNISUL.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos