A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA SOB O ENFOQUE DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A SUA DEMOCRATIZAÇÃO

Autores

  • Daniela de Oliveira Pires UFPR
  • Vera Maria Vidal Peroni UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n2.p10-27

Palavras-chave:

História da educação, Parceria público-privada na educação, Democratização da educação

Resumo

O estudo analisa os limites e as possibilidades para a democratização do direito à educação por meio da construção da esfera pública no Brasil e os impasses da relação com setor privado a partir dos anos 1930. A metodologia utilizada tem como base as análises bibliográfica, histórica e legislativa. Assim, contextualiza-se a relação público-privada na história da educação ao longo da formação política e social brasileira. Conclui-se que a educação brasileira, historicamente, sofreu as consequências dos períodos de instabilidade política e social.

Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Pires, UFPR

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora Adjunta do Setor de Educação, do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE/NUPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Vera Maria Vidal Peroni, UFRGS

Professora, Doutora, coordenadora do Grupo de Pesquisa Relação Público-Privada (GPRPPE): Implicações das relações entre o público e o privado para a democratização da educação em países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela (Cnpq).

Downloads

Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos