DISCURSOS CONSTRUÍDOS PELOS EDUCADORES SOBRE O USO DA TECNOLOGIA NO SEU FAZER PEDAGÓGICO

Autores

  • Paula Mariza Zedu Alliprandini UEL (Universidade Estadual de Londrina)
  • Sandra Luzia Wrobel Straub UNEMAT
  • Vera Lúcia Vieira de Camargo UNEMAT
  • Tânia Pitombo Oliveira UNEMAT

Palavras-chave:

tecnologia, software, prática pedagógica, discurso

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o discurso de professores sobre o uso pedagógico do software nas escolas de Sinop/MT/Brasil. Os discursos foram obtidos através da aplicação de entrevistas semi-dirigidas e as análises evidenciaram que a prática dos professores junto aos laboratórios de informática se apresentam como atividades de memorização, interpretação de dados e fixação de conteúdo em que o computador em si é a motivação que move a dinâmica do processo no laboratório de informática, o que sugere a necessidade da inclusão de disciplinas nos cursos de formação de professores que melhor preparem estes profissionais para as práticas pedagógicas que incluam o computador como ferramenta pedagógica.

Biografia do Autor

Paula Mariza Zedu Alliprandini, UEL (Universidade Estadual de Londrina)

Departamento de Educação Psicologia da Educação

Sandra Luzia Wrobel Straub, UNEMAT

Departamento de Pedagogia Tecnologia e Educação

Vera Lúcia Vieira de Camargo, UNEMAT

Departamento de Matemática Educação e Matemática

Tânia Pitombo Oliveira, UNEMAT

Departamento de Letras Linguística

Downloads

Publicado

2012-04-16

Edição

Seção

Artigos