DISCURSOS CONSTRUÍDOS PELOS EDUCADORES SOBRE O USO DA TECNOLOGIA NO SEU FAZER PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Paula Mariza Zedu Alliprandini UEL (Universidade Estadual de Londrina)
  • Sandra Luzia Wrobel Straub UNEMAT
  • Vera Lúcia Vieira de Camargo UNEMAT
  • Tânia Pitombo Oliveira UNEMAT

Palabras clave:

tecnologia, software, prática pedagógica, discurso

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi investigar o discurso de professores sobre o uso pedagógico do software nas escolas de Sinop/MT/Brasil. Os discursos foram obtidos através da aplicação de entrevistas semi-dirigidas e as análises evidenciaram que a prática dos professores junto aos laboratórios de informática se apresentam como atividades de memorização, interpretação de dados e fixação de conteúdo em que o computador em si é a motivação que move a dinâmica do processo no laboratório de informática, o que sugere a necessidade da inclusão de disciplinas nos cursos de formação de professores que melhor preparem estes profissionais para as práticas pedagógicas que incluam o computador como ferramenta pedagógica.

Biografía del autor/a

Paula Mariza Zedu Alliprandini, UEL (Universidade Estadual de Londrina)

Departamento de Educação Psicologia da Educação

Sandra Luzia Wrobel Straub, UNEMAT

Departamento de Pedagogia Tecnologia e Educação

Vera Lúcia Vieira de Camargo, UNEMAT

Departamento de Matemática Educação e Matemática

Tânia Pitombo Oliveira, UNEMAT

Departamento de Letras Linguística

Publicado

2012-04-16

Número

Sección

Artículos