FORMAÇÃO PROFISSIONAL: representações de professores formados em serviço
Palavras-chave:
Formação de professores, Formação em serviço, Licenciaturas, Desempenho docenteResumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa descritiva realizada com professores egressos de cursos de licenciatura formados em serviço. Procurou-se respostas para o seguinte questionamento: como os professores que concluíram os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, do Programa Especial de Interiorização das Licenciaturas da UNAMA, no período de 2000-2002, avaliam a formação recebida? Ancorou-se nas idéias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) sobre formação de professores e de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier et al (1998) e Tardif (2000) sobre os saberes dos professores. O formulário e a entrevista com grupo focal foram os instrumentos de construção de dados. Os resultados apontam que ao contrário dos cursos que tem dificuldade em formar bem o professor, os cursos ofertados pelo Programa apresentaram boa qualidade, mesmo considerando as dificuldades inerentes à formação em serviço.Downloads
Publicado
2011-07-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.