FORMAÇÃO PROFISSIONAL: representações de professores formados em serviço

Autores

  • Emmanuel Ribeiro Cunha Universidade do Estado do Pará
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará
  • Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Luzia Maciel Cascaes Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação em serviço, Licenciaturas, Desempenho docente

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa descritiva realizada com professores egressos de cursos de licenciatura formados em serviço. Procurou-se respostas para o seguinte questionamento: como os professores que concluíram os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, do Programa Especial de Interiorização das Licenciaturas da UNAMA, no período de 2000-2002, avaliam a formação recebida? Ancorou-se nas idéias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) sobre formação de professores e de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier et al (1998) e Tardif (2000) sobre os saberes dos professores. O formulário e a entrevista com grupo focal foram os instrumentos de construção de dados. Os resultados apontam que ao contrário dos cursos que tem dificuldade em formar bem o professor, os cursos ofertados pelo Programa apresentaram boa qualidade, mesmo considerando as dificuldades inerentes à formação em serviço.

Biografia do Autor

Emmanuel Ribeiro Cunha, Universidade do Estado do Pará

Professor do Departamento de Educação Especializada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA; doutor em Educação; pesquisa na área de formação de professores

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. Professor Titular da UNAMA; doutor em Educação; pesquisa na área da Educação Matemática.

Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva, Universidade do Estado do Pará

Professora do Programa de Pós-Graduação da UEPA e professora titular da UNAMA; doutora em Linguística; pesquisa na área da Linguística

Luzia Maciel Cascaes, Universidade da Amazônia - UNAMA

Professora Titular da UNAMA. Mestre em Educação; pesquisa na área de Avaliação, Currículo e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2011-07-16

Edição

Seção

Artigos