CYBER-INFANTES E COMPORTAMENTO MULTITASKING: COMPREENDENDO POSSÍVEIS PRODUÇÕES DAS INFÂNCIAS E DAS DOCÊNCIAS

Autores

  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG
  • Rita Melânia WeblerBrand Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – CCEL/UNIOESTE
  • Maristani Polidori Zamperetti Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas – IAD/UFPEL

Palavras-chave:

Formação de Professores, Culturas Infantis, Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Resumo

O texto problematiza a articulação de novos modos de pensar, ser e agir nestes tempos de transição paradigmática, sinalizando alguns dos principais dilemas contemporâneos na educação, com destaque à apropriação das novas tecnologias nos processos educativos e de escolarização. A partir da denúncia destes dilemas, faz-se um debate acerca das marcas produzidas na compreensão e na dinâmica das culturas infantis (cyber-infantes) e da cultura escolar (multitasking), bem como do impacto das mesmas na formação e ação dos professores, que não são “nativos da era digital” como seus educandos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG

Professora do Instituto de Educação da FURG e Pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação da UFPEL. Doutoranda em Educação – Filosofia e História da Educação pelo PPGE-FaE/UFPEL.

Rita Melânia WeblerBrand, Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – CCEL/UNIOESTE

Professora de Fundamentos da Educação da UNIOESTE - Campus Marechal Cândido Rondon/PR e Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Processo de Trabalho Docente da FaE/UFPEL. Doutoranda em Educação – Formação Docente: Ensino, Aprendizagem e Conhecimento pelo PPGE-FaE/UFPEL.

Maristani Polidori Zamperetti, Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas – IAD/UFPEL

Professora de Fundamentos da Educação em Artes Visuais no IAD-UFPEL e Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Formação de Professores da FaE/UFPEL. Doutoranda em Educação, Formação Docente pelo PPGE-FaE/UFPEL.

Downloads

Publicado

2012-04-16

Edição

Seção

Artigos