CYBER-INFANTES E COMPORTAMENTO MULTITASKING: COMPREENDENDO POSSÍVEIS PRODUÇÕES DAS INFÂNCIAS E DAS DOCÊNCIAS

Autores/as

  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG
  • Rita Melânia WeblerBrand Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – CCEL/UNIOESTE
  • Maristani Polidori Zamperetti Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas – IAD/UFPEL

Palabras clave:

Formação de Professores, Culturas Infantis, Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Resumen

O texto problematiza a articulação de novos modos de pensar, ser e agir nestes tempos de transição paradigmática, sinalizando alguns dos principais dilemas contemporâneos na educação, com destaque à apropriação das novas tecnologias nos processos educativos e de escolarização. A partir da denúncia destes dilemas, faz-se um debate acerca das marcas produzidas na compreensão e na dinâmica das culturas infantis (cyber-infantes) e da cultura escolar (multitasking), bem como do impacto das mesmas na formação e ação dos professores, que não são “nativos da era digital” como seus educandos.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG

Professora do Instituto de Educação da FURG e Pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação da UFPEL. Doutoranda em Educação – Filosofia e História da Educação pelo PPGE-FaE/UFPEL.

Rita Melânia WeblerBrand, Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – CCEL/UNIOESTE

Professora de Fundamentos da Educação da UNIOESTE - Campus Marechal Cândido Rondon/PR e Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Processo de Trabalho Docente da FaE/UFPEL. Doutoranda em Educação – Formação Docente: Ensino, Aprendizagem e Conhecimento pelo PPGE-FaE/UFPEL.

Maristani Polidori Zamperetti, Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas – IAD/UFPEL

Professora de Fundamentos da Educação em Artes Visuais no IAD-UFPEL e Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Formação de Professores da FaE/UFPEL. Doutoranda em Educação, Formação Docente pelo PPGE-FaE/UFPEL.

Publicado

2012-04-16

Número

Sección

Artículos