ESPAÇO SOCIAL E ESPAÇO ESCOLAR: interfaces e contradições no contexto do ensino fundamental de 9 anos

Autores

  • Antonia Almeida Silva Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Leomárcia Oliveira Caffé Uzêda Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Tamar Antunes de Almeida Centro de Estudos e de Documentação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, espaço escolar, espaço social

Resumo

Este artigo problematiza os espaços designados às crianças que entram no Ensino Fundamental de 9 anos, instituído através da lei 11.274/2006. A análise empreendida resulta de uma pesquisa desenvolvida no período de 2007 a 2010, envolvendo 13 escolas públicas de Salvador e Feira de Santana – BA. O recorte assumido põe em relevo a relação entre espaço escolar e espaço social, e foi orientado por duas questões: como o tema do espaço escolar está posto no debate sobre o ensino fundamental de 9 anos e como ele se articula com o lugar social ocupado pelas crianças de 6 anos? Os resultados da pesquisa indicam que o espaço escolar não logrou romper as barreiras da formalidade no processo de inclusão das crianças de 6 anos no ensino obrigatório, reiterando uma íntima relação entre os lugares sociais e os lugares educacionais dos sujeitos implicados no processo em questão.

Biografia do Autor

Antonia Almeida Silva, Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP-SP), professora de Políticas Educacionais no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Acadêmico em Educação da UEFS.

Leomárcia Oliveira Caffé Uzêda, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia(UFBa), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2007); Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana

Tamar Antunes de Almeida, Centro de Estudos e de Documentação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010), professora da Rede Municipal de Salvador.

Downloads

Publicado

2011-07-14

Edição

Seção

Artigos