ESPAÇO SOCIAL E ESPAÇO ESCOLAR: interfaces e contradições no contexto do ensino fundamental de 9 anos

Autores/as

  • Antonia Almeida Silva Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Leomárcia Oliveira Caffé Uzêda Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Tamar Antunes de Almeida Centro de Estudos e de Documentação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palabras clave:

Ensino Fundamental, espaço escolar, espaço social

Resumen

Este artigo problematiza os espaços designados às crianças que entram no Ensino Fundamental de 9 anos, instituído através da lei 11.274/2006. A análise empreendida resulta de uma pesquisa desenvolvida no período de 2007 a 2010, envolvendo 13 escolas públicas de Salvador e Feira de Santana – BA. O recorte assumido põe em relevo a relação entre espaço escolar e espaço social, e foi orientado por duas questões: como o tema do espaço escolar está posto no debate sobre o ensino fundamental de 9 anos e como ele se articula com o lugar social ocupado pelas crianças de 6 anos? Os resultados da pesquisa indicam que o espaço escolar não logrou romper as barreiras da formalidade no processo de inclusão das crianças de 6 anos no ensino obrigatório, reiterando uma íntima relação entre os lugares sociais e os lugares educacionais dos sujeitos implicados no processo em questão.

Biografía del autor/a

Antonia Almeida Silva, Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP-SP), professora de Políticas Educacionais no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Acadêmico em Educação da UEFS.

Leomárcia Oliveira Caffé Uzêda, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia(UFBa), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2007); Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana

Tamar Antunes de Almeida, Centro de Estudos e de Documentação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010), professora da Rede Municipal de Salvador.

Publicado

2011-07-14

Número

Sección

Artículos