SOCIALIZAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E (CON)FORMAÇÃO DE SUJEITOS.

Autores

  • Eliana P. G. Moura Universidade Feevale
  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p339-352

Palavras-chave:

educação não escolar, práticas socioeducativas, socialização escolar

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre a disciplinarização de sujeitos através da educação escolar e não escolar e, a partir deste fenômeno, buscar relacionar os modos de socialização escolar presentes nas práticas socioeducativas. Para tanto, descrevemos alguns modos típicos da educação escolar como forma e condição para a socialização ao mesmo tempo em que enfatizamos que a educação não escolar, por vezes, reproduz a desigualdade ao produzir uma nebulosa em torno da questão da exclusão social. A guiza de encerramento pretende-se apresentar algumas possibilidades aos projetos socioeducativos buscando contribuir com a reflexão sobre a educação no campo social.

Biografia do Autor

Eliana P. G. Moura, Universidade Feevale

Professora do PPG em Diversidade e Inclusão/Universidade Feevale. Doutora em Educação pela PUCRS. Líder do grupo de pesquisa Educação, Formação e Diversidade (Feevale) e integrante do grupo de pesquisa Culturas, Subjetividade e Políticas de Educação (PUC/RS)

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Professora do Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão/Universidade Feevale. Bolsista Produtividade/CNPq. Doutora em Educação pela UFRGS. Membro dos grupos de pesquisa Educação, Formação e Diversidade (Feevale) e Culturas, Subjetividade e Políticas de Educação (PUC/RS)

Downloads

Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos