EXPERIÊNCIA, DIÁLOGO E INDAGAÇÃO: A FORMAÇÃO DOCENTE COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA

Autores

  • Carmen Sanches Sampaio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Tiago Ribeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Igor Helal Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p160-168

Palavras-chave:

Formação Docente, Experiência, Indagação

Resumo

O presente texto discute acerca da possibilidade de processos formativo-investigativos a partir da experiência vivida/compartilhada com um grupo de estudos e pesquisa formado por professores/as da escola básica e da universidade, tendo como referência os princípios da solidariedade, da horizontalidade, da alteridade, da igualdade e da inclusão. Na discussão, defende-se ser a experiência vivida, a prática cotidiana, fonte de reflexão filosófica, portanto, importante no processo de formação docente.

Biografia do Autor

Carmen Sanches Sampaio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do PPGEdu/ UNIRIO e coordenadora o Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF) e da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad).

Tiago Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Estudante do PPGEdu/UNIRIO, com bolsa CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF) e da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiência (Rede Formad).

Igor Helal, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Estudante do PPGEdu/UNIRIO, com bolsa CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF) e da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiência (Rede Formad).

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Publicado

2014-02-04

Edição

Seção

Artigos