RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: APORTES TEÓRICO-PRÁTICOS PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Carla da Conceição Lettnin Doutoranda em Educação/PUCRS – Bolsista PROBOLSA e PDSE/CAPES
  • Jamile Zacharias Rede Privada de Ensino de Porto Alegre
  • Aline Rocha Mendes PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - Doutoranda
  • Karina Pacheco Dohms Doutoranda em Educação/PUCRS – Bolsista PROSUP/CAPES
  • Juan José Mouriño Mosquera Professor titular da Faculdade de Educação e de Letras da PUCRS
  • Claus Dieter Stobäus Professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS e no Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p322-338

Palavras-chave:

Mal-Estar Docente. Resiliência. Bem-Estar Docente.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar aspectos teórico-práticos da resiliência no âmbito educacional e, mais especificamente, na docência, visando reunir informações para o aprofundamento dos estudos sobre a temática do mal/bem-estar docente, bem como possibilitar apoio aos professores. Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como fonte de dados os trabalhos publicados na CAPES e na ANPEd, no ano de 2009. Nossa análise apontou as seguintes categorias: Resiliência, adolescência e escola; Resiliência e saberes docentes; Resiliência e instituições de abrigo. Concluímos que a resiliência vem sendo entendida como a capacidade do sujeito de superação das adversidades de forma positiva. Portanto, ela se faz necessária no meio educacional, pois favorece a promoção da saúde mental e emocional do professor, possibilitando ao mesmo experienciar bem-estar na profissão, propiciando, assim, criar um ambiente de ensino favorável à aprendizagem de seus alunos.

Biografia do Autor

Carla da Conceição Lettnin, Doutoranda em Educação/PUCRS – Bolsista PROBOLSA e PDSE/CAPES

Mestre em Educação Física/UFSC e Graduada em Educação Física/UFPel. Professora de Educação Física do CAp/UFRGS

Jamile Zacharias, Rede Privada de Ensino de Porto Alegre

Mestre em Educação/PUCRS – Bolsista CNPq, Especialista em Educação Inclusiva/PUCRS, Graduada em História e Pedagogia/PUCRS. Professora da Educação Infantil da Rede Privada de Ensino de Porto Alegre

Aline Rocha Mendes, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - Doutoranda

Mestre em Educação/PUCRS, Especialista em Gestão da Educação/PUCRS e Graduada em Ciências Biológicas/PUCRS. Professora e supervisora educacional da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Karina Pacheco Dohms, Doutoranda em Educação/PUCRS – Bolsista PROSUP/CAPES

Mestre em Educação/PUCRS, Especialista em Recreação, Lazer e Jogos Cooperativos/PUCRS e Graduada em Educação Física/ULBRA. Professora de Educação Física do Colégio Marista Assunção de Porto Alegre

Juan José Mouriño Mosquera, Professor titular da Faculdade de Educação e de Letras da PUCRS

Pós-Doutor em Psicologia/UAM (ES), Livre Docência em Psicologia da Educação/PUCRS, Doutor em Educação/UFRGS, Mestre em Educação/UFRGS, Graduado em Pedagogia/UFRGS e estudos complementares em Ciências Sociais. Professor titular da Faculdade de Educação e de Letras da PUCRS

Claus Dieter Stobäus, Professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS e no Centro Universitário La Salle

Pós-Doutor em Psicologia/UAM (ES), Doutor em Educação/UFRGS, Mestre em Educação/UFRGS, Graduado em Medicina/UFCSPA. Professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS e no Centro Universitário La Salle

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Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos