AS NARRATIVAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO:QUESTÕES QUE SUSCITAM

Autores

  • Celia Beatriz Piatti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sônia Cunha Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p464-478

Palavras-chave:

Professoras. Narrativas. Formação docente.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do recurso metodológico das narrativas na pesquisa em educação, bem como a possibilidade de aproximação com o referencial da teoria histórico-cultural. Ao narrar sua história, o sujeito singular representa o grupo, a sociedade, o universal de sua profissão. As narrativas de vida pessoal e profissional podem contribuir para repensar lugares e processos de formação em seus aspectos constitutivos.

Biografia do Autor

Celia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Célia Beatriz Piatti Pedagoga com especialização em Administração e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e doutoranda pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – GEPPE/UFMS. Professora no curso de Pedagogia - Faculdade de Campo Grande/MS-FCG/FACSUL. Professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Mato Grosso do Sul- FACSUL. Email:celiabp@brturbo.com.br

Sônia Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sônia da Cunha Urt -Pós- Doutorado em Educação. Professora Associada da UFMS atuando no Mestrado em Psicologia e Educação e Doutorado em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-GEPPE

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos