A BUSCA DA FECUNDIDADE DO PENSAMENTO POR MEIO DA ESCRITA: UMA TAREFA PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Lúcia Schneider Hardt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Neide Martins Arrias Universidade federal de santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p353-366

Palavras-chave:

Educação Básica. Formação. Produção Textual

Resumo

O artigo pretende analisar uma das etapas do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica: a produção de um artigo acadêmico, tarefa necessária para conclusão do curso. A fragilidade verificada na produção do artigo revela uma dificuldade de autoria, densidade no tratamento dos conceitos e insegurança em relação à escrita. Verifica-se um paradoxo: de um lado o profissional preparado e indicado para ensinar a ler e escrever, do outro lado uma pessoa insegura e frágil frente ao desafio da sua própria escrita.

Biografia do Autor

Lúcia Schneider Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada em História pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), mestre em Educação pela UFRGS (1995), Doutora em Educação pela UFRGS (2004). Professora adjunta IV da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) atua na Pedagogia com a disciplina- Filosofia II. Na Pós-Graduação ministra a disciplina – Teorias da Educação e Seminário da linha de pesquisa Filosofia da Educação. Tem experiência na área de formação de professores e atuou por vários anos no ensino público e comunitário nos Estados do RS e SC. O projeto de pesquisa em desenvolvimento na universidade versa sobre o tema: A genealogia de Nietzsche como método de pesquisa: a arte de ler nuances. Atua em projetos de extensão com o propósito de manter contato com as dinâmicas da escola e seus complexos desafios educacionais.

Neide Martins Arrias, Universidade federal de santa Catarina

Doutora em Educação, Especialista na área de avaliação, professora adjunta IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área da Didática. Coordenação geral do Curso de especialização em coordenação pedagógica

Downloads

Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos