FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: NECESSIDADES FORMATIVAS

Autores

  • Mônica Schüler Menslin UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville
  • Márcia de Souza Hobold UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p495-511

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Desenvolvimento profissional docente. Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo corresponde a uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional docente e as contribuições da formação continuada, desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata de discussões sobre formação continuada como uma das vertentes (e não a única) para o desenvolvimento profissional e teve como objetivo conhecer as necessidades dos professores em relação à formação continuada. A abordagem que alicerçou a análise dos dados desta pesquisa é qualitativa, utilizando o questionário como instrumento para coleta de dados. Para a análise e a discussão dos dados, contou-se, principalmente, com as contribuições teóricas de Marcelo Garcia (1999; 2009), Formosinho (2009), Cochran-Smith & Lytle e Imbernón (2004, 2010). Os dados obtidos, juntamente aos professores, constituíram a categoria que será apresentada e discutida neste trabalho: necessidades formativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram para a necessidade de planejamento e desenvolvimento de ações compartilhadas de formação continuada, além do desenvolvimento de ações formativas em rede ou comunidades de aprendizagem. Os dados ainda possibilitaram a realização de algumas proposições para o aprimoramento das ações de formação continuada de professores dos anos finais.

Biografia do Autor

Mônica Schüler Menslin, UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

Na área de Educação cursou o Magistério, Graduação em Pedagogia - Administração Escolar (1990 - 1ª graduação) e Graduação em Pedagogia - Supervisão Escolar - pela Associação Catarinense de Ensino (1992 - 2ª graduação) , 1ª Pós-Graduação em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral (1998), 2ª Pós-Graduação em Informática Educacional pela Fundação Educacional da Região de Jaraguá do Sul (2000), 3ª Pós-Graduação em Midias na Educação (2009) e 4ª Pós-Graduação (MBA) em Administração Pública: A Dimensão Estratégica da Gestão (2010) . Atualmente é supervisora de ensino com atuação na área de tecnologias educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Joinville - SC. Realiza/ou cursos de formação de professores na área de tecnologias na educação, na modalidade a distância (em 2005 e 2006) e na modalidade presencial (desde 2001). Em 2010, realizou formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Em 2011 realizou cursos para grupos de terceira idade, supervisores escolares e professores do ensino fundamental, por meio da plataforma e-proinfo (cursos do Programa Proinfo Integrado). É Mestra em Educação, na linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE com a dissertação: Desenvolvimento Profissional Docente: as Contribuições da Formação Continuada. Desde 2011, participa do GETRAFOR - Trabalho e formação docente na Rede Pública de Ensino (recursos do edital 07/2011, CAPES/CNPq). Membro do Fórum Municipal Permanente de Educação de Joinville - SC e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI) da cidade de Joinville - SC. Membro/Sócio da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPED). Participante na elaboração do texto do Plano Municipal de Educação da cidade de Joinville (eixos: Desenvolvimento Profissional Docente e Tecnologias na Educação).

Márcia de Souza Hobold, UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação - Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e, atualmente, realiza seu Estágio de Pós-doutorado na mesma universidade. É professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos