POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS: VALORIZAÇÃO OU PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Elma Júlia Gonçalves de Carvalho Universidade Estadual de Maringá
  • Ester Cristiane Wonsik Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR) Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p373-393

Palavras-chave:

trabalho docente, valorização, precarização

Resumo

No presente texto, abordando as políticas de valorização do docente propostas a partir de 1990, procuramos mostrar que a elas se relaciona a precarização das condições de trabalho desse profissional. Inicialmente, considerando que a reforma educacional brasileira se orienta principalmente por critérios estabelecidos por organizações internacionais, abordaremos o discurso de valorização do trabalho docente. Na sequência, focalizando os encaminhamentos das políticas educativas brasileiras, estabelecemos uma relação entre essa pretensa valorização e a precarização do trabalho docente. Por fim, entendendo que as políticas expressam as relações sociais mais amplas, vincularemos as novas condicionalidades do trabalho docente às mudanças no mundo do trabalho em geral e teceremos considerações sobre os encaminhamentos da atual política educacional no que diz respeito às condições do trabalho docente.

Biografia do Autor

Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com Estágio na Universidade do Minho (Braga/Portugal - 2004). Atualmente é professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). É Editor-Adjunto da Revista Teoria e Prática da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e educação, políticas públicas para a educação, educação comparada, gestão pública, gestão educacional e gestão escolar.

Ester Cristiane Wonsik, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR) Campo Mourão

Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR campus Campo Mourão, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2015-11-17

Edição

Seção

Artigos