A DIMENSÃO NÃO VERBAL NO LIVRO LITERÁRIO PARA CRIANÇA

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Ana Paula Mathias de Paiva Doutora em Educação pela UFMG (FAE), autora, professora, mediadora de leitura pela SMED-BH e ministra oficinas de confecção de livros artesanais para a sala de aula. Rua João Antônio Cardoso, 682/101 bairro Ouro Preto, BH/MG, Cep 31310-390. Fone:31-34987678

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p425-447

Palavras-chave:

Literature, Children’s book, Mediation, PNBE.

Resumo

O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença marcante da visualidade aliada ou não à palavra. Este o artigo apresenta alguns aspectos da história do livro infantil até chegar o livro infantil moderno, cuja materialidade e outros aspectos são apontados para discutir a dimensão visual de obras que são produzidas e circulam entre as crianças. Como objeto de estudo, tomaram-se obras selecionadas para a Educação Infantil pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE, 2014), a fim de realizar um estudo descritivo e exploratório. Objetiva-se com o artigo contribuir para pensar acerca da constituição desses objetos culturais e ainda difundir a prática da leitura como brincadeira. Por fim, são apresentadas estratégias possíveis de serem empregadas com crianças desse nível de ensino.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos

Pós-doutor em Educação pela FaE/UFMG. Doutor em Letras pela PUCRS. Professora no PPGEd na Universidade de Caxias do Sul.

Ana Paula Mathias de Paiva, Doutora em Educação pela UFMG (FAE), autora, professora, mediadora de leitura pela SMED-BH e ministra oficinas de confecção de livros artesanais para a sala de aula. Rua João Antônio Cardoso, 682/101 bairro Ouro Preto, BH/MG, Cep 31310-390. Fone:31-34987678

Autora do livro A Aventura do Livro Experimental, editora autêntica, e de vários artigos sobre livro brinquedo.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos