ENTRE AS PERSPECTIVAS REFLEXIVAS, CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v1n1.p72-92Palavras-chave:
formação de professores, pós-graduação, pesquisa em educação, teorias educacionais.Resumo
As perspectivas teóricas, críticas, reflexivas e pós-críticas influenciam o campo da formação de professores e as pesquisas em educação, produzidas pelas diferentes universidades do Estado de Santa Catarina. Assim, esta pesquisa buscou focalizar os 11 Programas de Pós-Graduação stricto-sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação reconhecidos pela CAPES no Estado (UFSC, UNIVALI, UDESC, UNIVILLE, FURB, UNOESC, UNESC, UNISUL, UNOCHAPECÓ, UFFS, UNIPLAC) e investigar como tais perspectivas transversalizam seus currículos e em que medida compõem os currículos das disciplinas oferecidas, as linhas de pesquisas e o que isso revela sobre a formação docente. A investigação foi realizada a partir da análise documental referente aos dados de 2009 da Avaliação Trienal de 2010, realizada pela CAPES, bem como dos documentos e das informações disponibilizados nos sites dos Programas investigados. Os resultados demonstraram uma predominância das perspectivas críticas e reflexivas, fator que levou a problematizações sobre a construção de novos olhares teóricos, em que todas as perspectivas sejam consideradas, já que esse olhar produziria efeitos nas pesquisas e nas teorizações educacionais.Downloads
Publicado
2015-04-22
Edição
Seção
Artigos
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