ENTRE AS PERSPECTIVAS REFLEXIVAS, CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gisely Pereira Botega Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC
  • Verônica Werle Uinversidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Consuelo Moser Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v1n1.p72-92

Palavras-chave:

formação de professores, pós-graduação, pesquisa em educação, teorias educacionais.

Resumo

As perspectivas teóricas, críticas, reflexivas e pós-críticas influenciam o campo da formação de professores e as pesquisas em educação, produzidas pelas diferentes universidades do Estado de Santa Catarina. Assim, esta pesquisa buscou focalizar os 11 Programas de Pós-Graduação stricto-sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação reconhecidos pela CAPES no Estado (UFSC, UNIVALI, UDESC, UNIVILLE, FURB, UNOESC, UNESC, UNISUL, UNOCHAPECÓ, UFFS, UNIPLAC) e investigar como tais perspectivas transversalizam seus currículos e em que medida compõem os currículos das disciplinas oferecidas, as linhas de pesquisas e o que isso revela sobre a formação docente. A investigação foi realizada a partir da análise documental referente aos dados de 2009 da Avaliação Trienal de 2010, realizada pela CAPES, bem como dos documentos e das informações disponibilizados nos sites dos Programas investigados. Os resultados demonstraram uma predominância das perspectivas críticas e reflexivas, fator que levou a problematizações sobre a construção de novos olhares teóricos, em que todas as perspectivas sejam consideradas, já que esse olhar produziria efeitos nas pesquisas e nas teorizações educacionais.

Biografia do Autor

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, e Educação de Jovens e Adultos pesquisando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, formação de professores, educação, escolarização e práticas escolares.

Gisely Pereira Botega, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuo como professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina no CEAD (Centro de Educação a Distância) nas disciplinas de Psicologia da Educação, Educação e Multiculturalidade e Educação Inclusiva. Fui professora colaboradora da Universidade Federal de Santa Catarina (2008-2009) no EED (Departamento de Estudos Especializados em Educação). Pesquisadora do NUVIC (Núcleo Vida e Cuidado: Estudos e Pesquisas sobre Violências).

Verônica Werle, Uinversidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC. Mestre em Educação Física pela da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: lazer, recreação, políticas públicas de esporte e lazer, gênero, inclusão, metodologia de pesquisa e educação infantil.

Denise Consuelo Moser, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Denise Consuelo Moser - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, , Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Professora no Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Edição

Seção

Artigos