SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p453-468Palavras-chave:
Pesquisa Quantitativa, Ensino Médio, Juventudes.Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar a reflexão suscitada pelo desenvolvimento de uma investigação com jovens estudantes de escolas públicas de Ensino Médio. Procuramos não só analisar, mas ampliar o conhecimento sobre a questão que nos acompanhou durante e após o desenvolvimento da referida pesquisa. Consideramos que é necessário não só conhecer a geração jovem que está na escola, mas desenvolver a habilidade de escuta, antecedida de um olhar sensível, como estratégia para identificar diferentes contextos e direcionar as perguntas de modo que os colaboradores da pesquisa encontrem sentido em dela participar. Agregamos experiências anteriores sobre a pesquisa Juventude Brasileira e Democracia – participação, esferas e políticas públicas, realizada em 2004-2005. Constatamos a necessidade de um cuidado maior na elaboração e na aplicação dos instrumentos de pesquisa, considerando a invisibilidade de muitos jovens. Assim, os instrumentos de produção dos dados quantitativos utilizados foram o foco da reflexão.Downloads
Publicado
2015-11-17
Edição
Seção
Artigos
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