SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Nara Vieira Ramos UFSM
  • Sueli Salva UFSM
  • Elisete Medianeira Tomazetti UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p453-468

Palavras-chave:

Pesquisa Quantitativa, Ensino Médio, Juventudes.

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar a reflexão suscitada pelo desenvolvimento de uma investigação com jovens estudantes de escolas públicas de Ensino Médio. Procuramos não só analisar, mas ampliar o conhecimento sobre a questão que nos acompanhou durante e após o desenvolvimento da referida pesquisa. Consideramos que é necessário não só conhecer a geração jovem que está na escola, mas desenvolver a habilidade de escuta, antecedida de um olhar sensível, como estratégia para identificar diferentes contextos e direcionar as perguntas de modo que os colaboradores da pesquisa encontrem sentido em dela participar. Agregamos experiências anteriores sobre a pesquisa Juventude Brasileira e Democracia – participação, esferas e políticas públicas, realizada em 2004-2005. Constatamos a necessidade de um cuidado maior na elaboração e na aplicação dos instrumentos de pesquisa, considerando a invisibilidade de muitos jovens. Assim, os instrumentos de produção dos dados quantitativos utilizados foram o foco da reflexão.

Biografia do Autor

Nara Vieira Ramos, UFSM

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1997), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), Pós Doutorado em Metodologias Participativas realizado na Universidade Complutense de Madri - Espanha (2012-2013). Professora Associada I do Departamento de Fundamentos de Educação, do Centro de Educação, UFSM. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, na Linha Práticas Escolares e Políticas Públicas. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Filosofia, Cultura e Ensino Médio" e Líder Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF. Com experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas:escola aberta, juventude, formação de professores, ensino fundamental e médio, participação, metodologias participativas, políticas públicas, crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco pessoal e social, Educação e Justiça Social. Coordenadora do Projeto Portal EMdiálogo na UFSM. Coordenadora Institucional do Pacto Ensino Médio na UFSM. Membro da Red CIMAS. Membro do Grupo de Investigación Cambio Educativo para la Justícia Social - GICE da Universidade Autônoma de Madri. Autores que dialoga: Paulo Freire, Alberto Melucci, Marília Spósito, Juarez Dayrell, Carlos Rodrigues Brandão, Silvia Koller, Irene Rizzini, Tomás Villasante, entre outros.

Sueli Salva, UFSM

Licenciatura Plena em Filosofia pela UFSM, Mestrado em Filosofia pela UFSM e doutorado em Educação pela USP.  Associada III da UFSM. Professora do PPGE, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas.

Elisete Medianeira Tomazetti, UFSM

Licenciatura Plena em Filosofia pela UFSM, Mestrado em Filosofia pela UFSM e doutorado em Educação pela USP.  Associada III da UFSM. Professora do PPGE, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2015-11-17

Edição

Seção

Artigos