COMUNIDADES TRADICIONAIS E PRECONCEITO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Fábio Fernandes Villela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p78-97

Palavras-chave:

Formação de Professores, Representações Sociais, Preconceito

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa que possibilitou investigar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar em alunos de escolas de meio rural, com a finalidade principal de aprimorar a formação de professores (Cf. Autor, 2013-2015). No contexto da macrorregião de São José do Rio Preto (SP), são relevantes as representações sociais sobre os “caipiras”, de modo que este projeto colabora na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e na compreensão de processos envolvendo relações entre o preconceito, a educação e o mundo rural, especialmente das comunidades tradicionais denominadas “caipiras”. Esta pesquisa possibilitou, com relação à formação de professores, problematizar a perspectiva da contra-hegemonia cultural; inferir que se deve trabalhar o preconceito contra a origem geográfica e de lugar como elemento de constituição da humanização do educando; e teorizar a formação na perspectiva da

Biografia do Autor

Fábio Fernandes Villela, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Fábio Fernandes Villela é sociólogo, professor do Departamento de Educação do Instituto de Biologia, Letras e Ciências Exatas, IBILCE, da Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de São José do Rio Preto (SP), atuando na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Estudou na Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), São Paulo, onde cursou, em nível de graduação, Ciências Sociais - Sociologia (2000), Ciências Sociais - Antropologia (2001) e, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), São Paulo, Arquitetura e Urbanismo (1998). Possui Mestrado (2003), Doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Foi professor de sociologia em diversas faculdades de São José do Rio Preto - SP e região. Foi presidente do COMDEPHACT - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de São José do Rio Preto - SP (Gestão 2009-2010).

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigos