COMUNIDADES TRADICIONAIS E PRECONCEITO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p78-97Palavras-chave:
Formação de Professores, Representações Sociais, PreconceitoResumo
Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa que possibilitou investigar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar em alunos de escolas de meio rural, com a finalidade principal de aprimorar a formação de professores (Cf. Autor, 2013-2015). No contexto da macrorregião de São José do Rio Preto (SP), são relevantes as representações sociais sobre os “caipiras”, de modo que este projeto colabora na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e na compreensão de processos envolvendo relações entre o preconceito, a educação e o mundo rural, especialmente das comunidades tradicionais denominadas “caipiras”. Esta pesquisa possibilitou, com relação à formação de professores, problematizar a perspectiva da contra-hegemonia cultural; inferir que se deve trabalhar o preconceito contra a origem geográfica e de lugar como elemento de constituição da humanização do educando; e teorizar a formação na perspectiva da
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