EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E PODER NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Márcia Lise Lunardi-Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria
  • Simoni Timm Hermes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p290-311

Palavras-chave:

In/exclusão escolar, Educação Especial, Saber/Poder.

Resumo

Considerando as reformas educacionais relativas às políticas públicas de Educação Especial, este artigo problematiza a emergência e a operacionalidade da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas inclusivas. Partindo de um estudo de caráter exploratório, inscrito nos Estudos Foucaultianos em Educação, desenvolvemos o entendimento da Medicina Social, da Psicologia e da Pedagogia como condições de possibilidade da emergência da Educação Especial, bem como problematizamos a tríade palavra-razão-ordem na operacionalidade dessa educação especializada. Concluímos que, apesar das reformas educacionais, continuamos a produzir prisioneiros do pertencimento nas escolas, efetivando inclusões excludentes e exclusões includentes.

Biografia do Autor

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Educação

Simoni Timm Hermes, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Artigos