INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA OFERTA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Carina Gomes Messias Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Vidiane Casimiro da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
  • Eduardo Josimar das Neves Alves Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p117-137

Palavras-chave:

Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central analisar a atuação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - IFs como lócus de formação de professores no contexto da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental buscando analisar as concepções de formação de professores para os IFs. A partir dessas informações, utilizou-se a metodologia de natureza quantitativa, por meio da análise dos dados dos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Ensino ofertados pelos IFs, visando verificar se a concepção de formação de professores nesses Institutos reflete também na oferta de cursos de pós-graduação. Verificou-se que os Institutos Federais estão atuando na formação continuada de professores no contexto da oferta de pós-graduação stricto sensu, visto que maior parte dos cursos pertence à área de Ensino e 6 dos 7 cursos pesquisados, tem entre seus objetivos a formação docente para educação básica. 92% dos titulados possuem cursos de licenciatura e 85% atuam na docência.

Biografia do Autor

Carina Gomes Messias Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Doutora em Educação em Ciência: Química e Saúde da Vida - UFRGS Analista em Ciência e Tecnologia - CAPES

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 

Vidiane Casimiro da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Mestre em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Eduardo Josimar das Neves Alves, Universidade Católica de Brasília - UCB

Mestrando em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos