INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA OFERTA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p117-137Palavras-chave:
Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo tem como objetivo central analisar a atuação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - IFs como lócus de formação de professores no contexto da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental buscando analisar as concepções de formação de professores para os IFs. A partir dessas informações, utilizou-se a metodologia de natureza quantitativa, por meio da análise dos dados dos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Ensino ofertados pelos IFs, visando verificar se a concepção de formação de professores nesses Institutos reflete também na oferta de cursos de pós-graduação. Verificou-se que os Institutos Federais estão atuando na formação continuada de professores no contexto da oferta de pós-graduação stricto sensu, visto que maior parte dos cursos pertence à área de Ensino e 6 dos 7 cursos pesquisados, tem entre seus objetivos a formação docente para educação básica. 92% dos titulados possuem cursos de licenciatura e 85% atuam na docência.Downloads
Publicado
2017-03-31
Edição
Seção
Artigos
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