Teaching practice: a legitimate object of academic research?
Keywords:
educação superior, pesquisa, formação de professoresAbstract
O presente trabalho tem por finalidade refletir sobre a pesquisa da prática docente como legítimo objeto de investigações científicas realizadas por professores universitários. Não retrata resultados de um trabalho exaustivo de pesquisa, mas busca apresentar algumas questões introdutórias acerca da temática proposta. No decorrer do texto, buscarei, de maneira sintética, situar as funções esperadas da educação superior, consequentemente dos professores universitários e, a seguir, discutir um pouco a legitimidade da pesquisa sobre a docência na produção científica dos docentes. Nossas análises pautam-se por dados levantados em um evento específico na área de educação, o XIII ENDIPE e em diversos periódicos das diferentes áreas do saber disponíveis na base de dados do Scielo.Downloads
Published
2010-05-05
Issue
Section
Academic Reflections
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.