Prática Docente: objeto legítimo da pesquisa acadêmica?

Autores

  • Graziela Giusti Pachane UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

educação superior, pesquisa, formação de professores

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade refletir sobre a pesquisa da prática docente como legítimo objeto de investigações científicas realizadas por professores universitários. Não retrata resultados de um trabalho exaustivo de pesquisa, mas busca apresentar algumas questões introdutórias acerca da temática proposta. No decorrer do texto, buscarei, de maneira sintética, situar as funções esperadas da educação superior, consequentemente dos professores universitários e, a seguir, discutir um pouco a legitimidade da pesquisa sobre a docência na produção científica dos docentes. Nossas análises pautam-se por dados levantados em um evento específico na área de educação, o XIII ENDIPE e em diversos periódicos das diferentes áreas do saber disponíveis na base de dados do Scielo.

Biografia do Autor

Graziela Giusti Pachane, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora Adjunta na área de Educação (Licenciaturas) na UFTM.

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Publicado

2010-05-05

Edição

Seção

Reflexões Acadêmicas