“QUE POBREZA?!” EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: LEITURAS

Autores/as

  • Raquel Goulart Barreto UERJ

Palabras clave:

Tecnologias, discurso pedagógico, políticas e práticas.

Resumen

Este texto discute os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) têm sido recontextualizadas nas políticas e nas práticas educacionais, especialmente no que se refere aos “pobres” nos países periféricos. Através de uma análise crítica de discurso, visa a captar as relações dialéticas entre a dimensão simbólica e a material, mediadas pela imaginária. Inclui, também, pistas para redimensionar a leitura e outras práticas de linguagem desenvolvidas nas salas de aula, no sentido de superar a perspectiva hegemônica da substituição tecnológica.

Biografía del autor/a

Raquel Goulart Barreto, UERJ

Doutora em Educação pela UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Publicado

2011-10-06

Número

Sección

Artículos