AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A DIDÁTICA NA RESOLUÇÃO 002/2015

Autores

  • Marcos Gehrke Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Juliana Domit Mallat Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p122-137

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Políticas educacionais, Didática.

Resumo

Apresenta dados sobre a Formação Inicial de Professores na trajetória histórica das políticas educacionais, com enfoque na década de 1990 até a atualidade. Situa a mesma como uma questão atual nos diferentes tempos históricos e, nesse contexto, marca os avanços e os retrocessos na conquista do direito; ampliação do tempo em contraponto à insistência de um aligeiramento na formação; disputas entre o público e o privado no atendimento; um currículo sempre em disputa. Analisa as políticas educacionais a partir da década de 1990, com enfoque na formação inicial de professores, destacando a importância da Didática no marco teórico-legal para a reestruturação dos cursos de licenciatura nas IEs, provocado pela Resolução 02/2015 (BRASIL, 2015) em voga no Brasil. Faz análise documental desde a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996), as Diretrizes Nacionais para a Formação Inicial de Professores (BRASIL, 2002; 2015), e estudos bibliográficos a partir da categoria “políticas educacionais” (GATTI, 2009; 2010); o campo da Didática e a formação de professores (LIBÂNEO, 1985, MARINS; PIMENTA, 2015, MARTINS & ROMANOWSKI 2015; VEIGA 2012). Destaca que a Resolução 02/2015, na atualidade da política de formação de professores, expressa a contradição e deveria impulsionar um debate mais amplo sobre a crise na formação de professores. Defende que o campo da didática é indispensável à formação inicial de professores, sobretudo, a partir da necessidade de ensinar as origens, a história e a epistemologia das diferentes áreas de formação, superando a premissa de solucionar o divórcio entre as necessidades atuais da escola de educação básica e a formação promovida nos âmbitos do ensino superior.

Biografia do Autor

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena-Hab pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professor assistente nível A da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de educadores, educação do campo, escola itinerante, escola do campo, biblioteca escolar, práticas de leitura e escrita.

Juliana Domit Mallat, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO/PR, atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e licenciaturas. Pesquisadora na área de Fomação Inicial de Professores com ênfase em: didática, práticas pedagógicas e educação do campo.

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos