A FILOSOFIA EM MEIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL

Autores

  • Fausto dos Santos Amaral Filho Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Joelson Juk Instituto Federal do Paraná (IFPR)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p227-239

Palavras-chave:

Educação Profissional, Filosofia, Institutos Federais

Resumo

O texto investiga a educação profissional técnica nos Institutos Federais do Brasil em uma perspectiva de crítica filosófica. Parte-se do surgimento dos Institutos Federais em um contexto liberal positivista, para se pensar a tecnocracia e a especialização na constituição do modelo social e pedagógico presente nessas instituições de ensino. Por conseguinte, a reflexão recai sobre o papel que pode ser desempenhado pelo ensino da Filosofia na defesa da educação profissional técnica integral em contraponto com a educação profissionalizante de caráter liberal positivista. Busca, assim, contribuir para o fortalecimento de um projeto de educação profissional técnica integral.

Biografia do Autor

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutor em Filosofia (UFRJ). Professor/pesquisador no PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Joelson Juk, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutorando em Educação (UTP). Mestre em Sociologia (UFPR). Professor EBTT do Instituto Federal do Paraná (IFPR)

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Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos