FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DISCRIMINANTE DOS CONCEITOS DE “EXPERIÊNCIAS” E “PRÁTICAS” DE LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Elisabete Andrade Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó/SC
  • Fabiana Cavalheiro Scalei Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Frederico Westphalen - RS.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p236-248

Palavras-chave:

Formação docente, Práticas de leitura, Educação Básica

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa sobre leitura na formação inicial de professores e suas implicações na Educação Básica. Trata-se de um recorte do estudo que teve como temática central “A leitura na formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia e suas implicações no contexto da Educação Básica”. O texto aqui apresentado traz elementos da pesquisa dando enfoque aos aspectos da leitura e das práticas docentes realizadas na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada por uma concepção reflexiva e interpretativa. E quanto à sua tipologia, constitui-se como empírica e documental, tendo como método a análise de conteúdo. O objetivo deste texto é destacar questões importantes sobre a leitura e as práticas docentes, procurando diferenciar os conceitos de “práticas de leitura” e “experiências de leitura”, a fim de compreender fatores que influenciam o processo de leitura no âmbito da escola.

Biografia do Autor

Elisabete Andrade, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó/SC

Pedagoga. Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ/IJUÍ - RS

Fabiana Cavalheiro Scalei, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Frederico Westphalen - RS.

Licenciada em Letras. Mestre em Educação pela URI – Frederico Westphalen/RS. Professora da Rede Estadual de Ensino no Município de Palmeira das Missões -RS.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Edição

Seção

Artigos