Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação adultas: lembranças do processo de escolarização

Autores

  • Bárbara Martins de Lima Delpretto

Palavras-chave:

Alunos com Altas Habilidades, Adulto, Escolarização, Disseminação da tecnologia educacional, Educação Especial.

Resumo

Em consonância com as culturas, juntamente com os padrões de vida impulsionados pelo momento atual, a sociedade vive um período de mudanças rápidas. Dentre as transformações, a escola vislumbra a inserção e a melhoria das ferramentas pedagógicas, sendo que alguns destes recursos podem contribuir para que um determinado grupo tenha suas necessidades educacionais específicas reconhecidas, os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar como as pessoas com altas habilidades/superdotação reportam a influência escolar, caracterizando-se como qualitativa e descritiva, utilizando a metodologia de estudo de caso. Os resultados indicaram que as consonâncias entre os impactos do período da escolarização e as vivências atuais dos sujeitos fizeram que estes buscassem oportunidades de acordo com as necessidades de aprendizagem, ou que negassem a existência destas necessidades.

Biografia do Autor

Bárbara Martins de Lima Delpretto

Educadora Especial. Mestre em Educação e Fundadora da ONG Infância-Ação. Membro do Grupo de Pesquisa GPESP Educação Especial: Interação e Inclusão Social. E-mail: delpreto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2010-07-12

Edição

Seção

Reflexões Acadêmicas