INTERFACES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A LÓGICO-MATEMATIZAÇÃO COMO SUPORTE PARA A AQUISIÇÃO DA LECTOESCRITA
Palavras-chave:
Alfabetização matemática. Construção do processo da lectoescrita. Educação Infantil. Ensino Fundamental.Resumo
O artigo visa esclarecer estudantes da graduação em pedagogia acerca da interdependência entre o processo de construção da lectoescrita, e o do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além de ressaltar a relevância desse conhecimento para os docentes que atuam na etapa final da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, a pré-alfabetização matemática subsidia o processo de alfabetização em sentido amplo. Os argumentos utilizados se fundamentaram nas teorias de Piaget e de Ferreiro, apoiando-se também nos estudos de Koch, Lima e Machado.Downloads
Publicado
2011-03-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.