AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kátia Morosov Alonso Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria Auxiliadora Marques Vasconcelos UFMT

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Aprendizagem Colaborativa. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente trabalho é resultado de pesquisa, tendo por foco a aprendizagem colaborativa. A investigação se deu em uma instituição de ensino da rede pública municipal de Cuiabá. Com base em reflexões sobre aprendizagem colaborativa e as tecnologias da informação e comunicação buscou-se referenciar análises sobre o como as escolas se apropriam desses recursos. A pesquisa tem abordagem qualitativa com a utilização de questionários fechados e abertos, observação de uma turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental, além de entrevista com um dos professores da escola pesquisada. A análise dos dados evidenciou que os sujeitos relevam o uso das tecnologias da informação e comunicação na prática docente e na escola, sem indicações, contudo, de compreensão mais extensa sobre outras possibilidades que não o trabalho colaborativo, motivado pela integração proporcionada quando do uso do laboratório de informática. Importante frisar que mais que a integração “via” laboratório a proposta pedagógica da escola foi fator fundamental para o envolvimento dos alunos em trabalho diferenciado de uso das tecnologias da informação e comunicação.

Biografia do Autor

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Departamento de Ensino e Organização Escolar e programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE.

Maria Auxiliadora Marques Vasconcelos, UFMT

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da UFMT.

Downloads

Publicado

2012-04-16

Edição

Seção

Artigos