HUMOR GRÁFICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IRREVERÊNCIA E CRIATIVIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS

Autores

  • Wagner Valente dos Passos Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Elisabeth Brandão Schmidt Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p203-219

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Humor Gráfico, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo discorre sobre a aproximação do humor gráfico e da educação ambiental em ações e práticas pedagógicas, nas quais exercícios críticos de reflexão e de produção de desenhos potencializam as relações da criança com o ambiente. Dessa forma, aciona a sua capacidade criativa e outras formas de pensar e compreender a realidade e nela agir.

Biografia do Autor

Wagner Valente dos Passos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É especialista em Comércio Exterior e Gestão Portuária, graduado em Ciências Contábeis e em Administração. Desenhista, atua na área de ilustração, quadrinhos e animação. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental; Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – associação ampla UFRGS/FURG/UFSM e no Programa de Pós-graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2014-06-06

Edição

Seção

Artigos