ATIVIDADE DE ENSINO, MEDIAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Vanessa Dias Moretti Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo -Unifesp
  • Edna Martins UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p394-411

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais. Aprendizagem da Docência. Teoria histórico-cultural.

Resumo

A partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, a pesquisa apresentada investiga o movimento de aprendizagem da docência desencadeado em estudantes do curso de Pedagogia da universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, por uma proposta específica de estágio supervisionado – o Programa de Residência Pedagógica (PRP). Partindo das categorias atividade de ensino e mediação, foram analisados o processo de elaboração do Plano de Ação Pedagógica (PAP) e os relatos das vivências dos residentes em um Diário de Campo on-line. A análise da produção do PAP evidencia que a aprendizagem da organização do ensino é possível no contexto do PRP ao ser desencadeada por elementos que têm constituído esse modelo de estágio: a necessidade instaurada de produção do PAP e a imersão contínua no ambiente escolar. A mediação configura-se como um elemento essencial à aprendizagem docente, ao permitir que, ao compartilhar experiências diárias no contexto escolar, o estudante tenha suas aprendizagens marcadas pela mediação de outros, ao mesmo tempo em que também medeia a aprendizagem dos colegas. Por meio da unidade entre aspectos cognitivos e afetivos, a aprendizagem da docência vai se constituindo de forma mediada e em atividade de ensino no espaço propiciado pela Residência Pedagógica.

Biografia do Autor

Vanessa Dias Moretti, Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo -Unifesp

Graduada em Matemática pelo IME/USP, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo tem desenvolvido pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação de professores a partir dos pressupostos teóricos da abordagem da Teoria Histórico-Cultural. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) e líder do grupo de Estudos e Pesquisas Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPED).

Edna Martins, UNIFESP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

2015-11-17

Edição

Seção

Artigos