PROPOSTAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Jeovania Fabro Tomazi Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • André Paulo Castanha Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p177-193

Palavras-chave:

Educação no início do Século XX, Sociedade em Transição, Educação das Massas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as propostas educacionais do início do século XX, a partir das contribuições de Taylor, Dewey, Lenin e Gramsci, bem como refletir sobre as influências que estas teorias tiveram na constituição da escola e da educação contemporânea. Para isso, tomamos como principal recurso metodológico a análise das obras dos referidos autores. No início do século XX, a sociedade industrial se consolidou, e a educação passou a ser entendida, pela burguesia, como espaço de reprodução da sociedade. Em contrapartida, desenvolveram-se teorias educacionais que inspiram uma nova escola e uma educação ligada às questões sociais e ao desenvolvimento integral do homem. Neste sentido, o legado deixado pelos embates do início século XX para a educação foram muito significativos, em especial, pelo avanço da educação popular e sua democratização, contribuindo não somente para desenvolvimento da escola pública, leiga, gratuita e obrigatória, mas, também, para o desenvolvimento de novas formas de ensinar e pensar a formação da criança e do trabalhador.

Biografia do Autor

Jeovania Fabro Tomazi, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Educação pela UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão 2014. Professora Pedagoga da rede estadual de ensino do Estado do Paraná.

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, – Campus de Francisco Beltrão, no qual também exerce a função de coordenador do Programa. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Historiador e mestre em Educação pela UFMT, Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP.

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos