A CONSTRUÇÃO CURRICULAR COLETIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana Nascimento de Alcântara Universidade Federal de Sergipe
  • Solano Sávio Figueiredo Dourado Universidade Federal de Sergipe
  • Marcus Valerius da Silva Peixoto Universidade Federal de Sergipe
  • Amanda Fernandes da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p47-70

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Especial, Pesquisa-ação colaborativo-crítica.

Resumo

Em tempos de assunção do paradigma da inclusão como norteador das práticas educativas, a formação do professor tem sido problematizada. Um dos desafios quando se pensa a proposição de uma formação de professores é a construção de um currículo de formação que atenda à heterogeneidade profissional. Este trabalho teve por objetivo acompanhar a elaboração do currículo de um curso de formação de professores na perspectiva inclusiva e seus efeitos, à luz da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Referenciou-se os procedimentos realizados neste estudo pela Pesquisa-ação colaborativo-crítica. O grupo de sujeitos da pesquisa foi composto por 22 professoras das redes públicas estadual de Sergipe e municipal de um município da Grande Aracaju, entre professores da sala comum e do atendimento educacional especializado (AEE). Como resultados, foram eleitas três temáticas principais a serem contempladas no currículo: Comunicação Alternativa, Adaptação/Flexibilização Curricular e Práticas Pedagógicas Inclusivas. As demais temáticas seriam levantadas imprevisivelmente, de acordo com as necessidades que emergissem do/pelo processo. Os preceitos da pesquisa-ação convergiram para a construção de um currículo materializado a partir da implicação mútua dos participantes e pesquisadores. O olhar esteve dilatado para as demandas que iam surgindo conforme o processo formativo acontecia, dada a imprevisibilidade que a pesquisa-ação assume marcar processos iminentemente humanos, de transformação. Possibilitou-se, assim, que as problematizações lançadas pelo grupo de pesquisadores ecoassem no grupo de sujeitos, levando a um nível mais aprofundando e crítico de reflexão quanto à sua construção docente.

Biografia do Autor

Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe

Profª do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS. Doutora em Educação/UFES.

Juliana Nascimento de Alcântara, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Sergipe

Solano Sávio Figueiredo Dourado, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Ciências Fisiológicas/UFS.

Marcus Valerius da Silva Peixoto, Universidade Federal de Sergipe

Professor Assistente da UFS. Doutorando em Ciências da Saúde/UFS.

Amanda Fernandes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação/UFS.

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos