A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LICENCIATURAS NA UFT

Autores

  • Denilda Caetano Faria Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
  • Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
  • Moisés Gregório Gregório Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p426-438

Palavras-chave:

Formação docente, Educação a distância, UFT.

Resumo

Neste estudo apresentam-se algumas considerações sobre a formação docente a distância, em contexto de expansão e interiorização da educação superior. Buscam-se, a partir da história e da formação a distância, compreender e refletir sobre as mudanças e as transformações no âmbito das políticas de formação de professores nas IES e suas implicações, mais especificamente na UFT. A metodologia adotada recorre às fontes bibliográficas, documentais e entrevistas. Os resultados evidenciam que houve um aumento significativo de oferta de cursos de licenciaturas a distância no Tocantins, contudo muitos desafios precisam ser superados no sentido de ampliar o acesso e garantir a qualidade na formação docente. 

Biografia do Autor

Denilda Caetano Faria, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO. Realiza pesquisa na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Cultura, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Doutora em História pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO. Trabalha com os temas, História oral, memória e Educação, Formação de Professores, Educação, Sociedade e Cultura.

Moisés Gregório Gregório Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Realiza pesquisa na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Cultura, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos