O Turismo Baiano e as Novas Tecnologias da Informação

Autores

  • Guilherme Marback Neto UNIFACS
  • Jorge Antonio Santos Silva UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v7n1.p125-152

Resumo

Em diversas localidades do mundo, o turismo vem se apresentando como fator de promoção do desenvolvimento local e, Salvador, como cidade naturalmente turística, principalmente por sua história e cultura, é um exemplo desta realidade. Neste artigo, fazem-se reflexões sobre as tendências do turismo internacional e nacional, destacando-se o Plano Nacional de Turismo e a relação entre a Globalização e as Inovações Tecnológicas. O foco principal é a cidade de Salvador que, juntamente com outros "produtos turísticos" do estado da Bahia, recebe prioridade na agenda governamental. Para uma alavancagem do turismo na Bahia, destacam-se a ênfase no planejamento e na articulação institucional Estado-Município, a criação do Cluster de Cultura e Turismo, e a relação do turismo com o sistema de informações para o planejamento turístico. Com estes atores, percebe-se que no mundo globalizado só haverá espaço para localidades que trabalhem satisfatoriamente com as tecnologias da informação e comunicação (TIC), que se transformaram em fatores determinantes da competitividade. A exemplo disso, observam-se dados como a viabilidade de compra de pacotes e bilhetes pela internet. Para a cidade de Salvador, portanto, o uso das novas TIC é imprescindível para o seu sucesso como produto turístico. Palavras-chave: Turismo; Tecnologias da Informação e Comunicação; Turismo e Novas Tecnologias da Informação.

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Como Citar

Neto, G. M., & Silva, J. A. S. (2005). O Turismo Baiano e as Novas Tecnologias da Informação. Turismo: Visão E Ação, 7(1), 125–152. https://doi.org/10.14210/rtva.v7n1.p125-152

Edição

Seção

Artigos