MONTEIRO LOBATO AND THE NEW SCHOOL IDEAL: A SCHOOL MODEL IN THE SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Authors

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Laís Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p94-116

Keywords:

Children’s literature, Monteiro Lobato, New School

Abstract

This study shows that, based on the children’s work by Monteiro Lobato’s (1882-1948), the author dialogued and shared in the theoretical-methodological premises of the New School ideal. His approach was expressed in works of literature written for children, produced in the first half of the Twentieth Century, when this movement began to spread around the country. We provide the basis for this proposition by discoursing on the contact established by Monteiro Lobato with the theoretical assumptions of this theory, and show, in Serões de Dona Benta from 1935, how the educational practice of “Sitio do Pica-Pau Amarelo” made use of the educational models proposed by the New School. We observe that education played an important role in the moral and intellectual formation of Brazilian children, due to the need to prepare workers for industries and citizens for the Republic. To ensure this formation, another pedagogical model was necessary. Monteiro Lobato had contact with the new pedagogical stream of thought, when he published articles that revealed this stream in the magazine Revista do Brazil, with the reading of books by renovative authors, and through the friendship he maintained with Brazilian educators connected to the stream of thought, such as Anísio Teixeira. We note that Lobato shared the ideas of the New School through the reading of his children’s books. He projected a school in which the child (his infant characters) actively took part in their learning process, and were free to discover their interests, and deepen them when desired. In this scenario, it would be the role of the teacher (Dona Benta) to provide the necessary means for the children to learn through games and imagination. Thus, scientific contents would became essential to the child’s training; learning would be initiated by experimentation and observation, using the five senses, and the children’s experiences in their day-to-day lives, and in this process, the school would become an indispensable tool for learning.

Author Biographies

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. É associada da ANPED (2000), ANPUH (2006) e SBHE (2000). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como Cadernos de História da educação (UFU/MG) e HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), atua no Comitê Científico da EDUEM, editora da Universidade Estadual de Maringá. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora das séries iniciais e na coordenação pedagógica de escolas. Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. É associada da ANPED (2000), ANPUH (2006) e SBHE (2000). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como Cadernos de História da educação (UFU/MG) e HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), atua no Comitê Científico da EDUEM, editora da Universidade Estadual de Maringá. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora das séries iniciais e na coordenação pedagógica de escolas. Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

Laís Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda na linha de História da Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência no ensino superior. Atua como professora da educação básica, com ênfase nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pela Prefeitura Municipal de Maringá (PR). Desenvolve estudos na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, com ênfase na história da Literatura Infantil.

Published

2017-03-31

Issue

Section

Articles