MONTEIRO LOBATO E O IDEÁRIO ESCOLANOVISTA: UM MODELO DE ESCOLA NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Autores

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Laís Pacifico Martineli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p94-116

Palavras-chave:

Literatura infantil, Monteiro Lobato, Escola Nova

Resumo

O estudo mostra que, com base na obra literária infantil de Monteiro Lobato (1882-1948), o autor dialogava e compartilhava com os pressupostos teórico-metodológicos do ideário escolanovista. Sua aproximação ficou expressa nos livros de literatura destinados às crianças, produzidos na primeira metade do século XX, momento em que esse movimento ganhou repercussão no país. Fundamentamos essa proposição discorrendo sobre o contato estabelecido por Monteiro Lobato com os pressupostos teóricos dessa teoria, bem como mostramos em Serões de Dona Benta, do ano de 1935, como a prática educativa do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” se apropria dos modelos de educação propostos pela Escola Nova. Observamos que a educação desempenhava importante papel na formação moral e intelectual das crianças brasileiras, devido à necessidade de preparar trabalhadores às indústrias e os cidadãos à República. Para garantia dessa formação era necessário um outro modelo pedagógico. Monteiro Lobato teve contato com a nova corrente pedagógica quando publicou artigos que divulgavam essa corrente na Revista do Brasil, com a leitura de livros de autores renovadores e pela amizade mantida com educadores brasileiros ligados à corrente, como Anísio Teixeira. Notamos que Lobato compartilhava dos ideais da Escola Nova pela leitura de seus livros infantis, ao projetar uma escola em que a criança (personagens) participa ativamente do seu processo de aprendizagem, livre para descobrir seus interesses e aprofundá-los quando desejasse. Assim, caberia à professora (Dona Benta) fornecer os meios necessários para que elas pudessem aprender por meio de brincadeiras, ativando a imaginação. Para tanto, os conteúdos científicos se tornariam essenciais à sua formação, a aprendizagem se iniciava pela experimentação e observação por meio dos cinco sentidos e daquilo que a criança vivenciava no seu dia a dia, nesse processo o material escolar tornava-se uma ferramenta imprescindível para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. É associada da ANPED (2000), ANPUH (2006) e SBHE (2000). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como Cadernos de História da educação (UFU/MG) e HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), atua no Comitê Científico da EDUEM, editora da Universidade Estadual de Maringá. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora das séries iniciais e na coordenação pedagógica de escolas. Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. É associada da ANPED (2000), ANPUH (2006) e SBHE (2000). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como Cadernos de História da educação (UFU/MG) e HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), atua no Comitê Científico da EDUEM, editora da Universidade Estadual de Maringá. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora das séries iniciais e na coordenação pedagógica de escolas. Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

Laís Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutoranda na linha de História da Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência no ensino superior. Atua como professora da educação básica, com ênfase nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pela Prefeitura Municipal de Maringá (PR). Desenvolve estudos na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, com ênfase na história da Literatura Infantil.

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos