ESCRITA ACADÊMICA: REPERCUSSÕES E RESSONÂNCIAS PROPAGADAS EM UM COLETIVO

Autores

  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p138-150

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Repercussão, Ressonância.

Resumo

Este artigo busca tecer discussões em relação à produção da escrita acadêmica. Tem como propósito investigar as repercussões e as ressonâncias que foram propagadas no movimento de ler, escrever e partilhar as pesquisas em um grupo de pós-graduação em educação. A intenção é interrogar e problematizar os movimentos e os pensamentos que atravessam uma escrita acadêmica quando produzida no coletivo. Alguns questionamentos estiveram presentes neste percurso: que textos-leituras brotaram deste compartilhamento de leituras? Que textos-leituras respingaram nas escritas acadêmicas dos envolvidos? Que repercussões e ressonâncias foram propagadas na experiência de ler as investigações dos colegas e escrever as próprias pesquisas? Dessa forma, com intuito de atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada no atravessamento de múltiplas vozes e no compartilhamento de experiências dos envolvidos, como forma de pensar o que foi possível aprender neste processo. Alguns conceitos passaram a movimentar o pensamento dessa investigação: repercussão e ressonância (BACHELARD, 1993), leitura e escrita (BARTHES, 2007a, 2007b, 2012; DELEUZE, 2006a, 2006b; DELEUZE; GUATTARI, 1995a, 1995b, 2005; SKLIAR, 2014). As problematizações suscitadas a partir dos autores convidados e das narrativas dos envolvidos agiram como um vetor de ressonâncias, brindando com a oportunidade de pensar algumas possibilidades em relação à escrita acadêmica.

Biografia do Autor

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutoranda (2015-2017) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, sob supervisão da Profa. Dra. Marilda Oliveira de Oliveira. Possui Doutorado em Educação (2014) pelo PPGE, na Linha de Pesquisa Educação e Artes, na UFSM - RS; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de concentração: Engenharia de Produto e Processo (2009); Pós-graduação - Especialização em Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria - RS (1989) e Graduação em Artes Visuais - Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1987). Atuou como professora efetiva no ensino fundamental e médio da Rede Pública Estadual Santa Maria - RS (1992-1995), como professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013) e como professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Educação (CE) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia Diurno e Noturno, Educação Especial e Licenciatura em Artes Visuais (2015-2016). Desde 2010 realiza seus estudos e pesquisas na interface dos campos das Artes Visuais e Educação com as Filosofias da Diferença. É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) vinculado ao CNPq. 

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Bacharel em Desenho e Plástica (Cerâmica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1987). Mestre em Antropologia Social pela Universidad de Barcelona (1990) e Doutora em História, Geografia e História da Arte pela Universidad de Barcelona (1995). Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, atua na Graduação nos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais. Membro da International Society for Education through Art, InSEA. Sócia da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado (PPGE/CE/UFSM), na Linha de Pesquisa LP4: Educação e Artes. Coordenadora do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura da UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação da UFRGS e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação da UFG. Editora Chefe da Revista Digital do LAV (Qualis B1 em Artes e B2 em Educação). Desenvolve pesquisas na área de Educação e Artes Visuais, com ênfase em Educação, nas temáticas: Docência como campo de experimentação; Educação e cultura visual em processos formativos; Experiência educativa em artes visuais; Educação e Filosofias da diferença para pensar o ler, o escrever e o pesquisar.

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos