JUVENTUDES NA ESCOLA: VOZES E SIGNIFICAÇÕES DOCENTES

Autores

  • Doris Maria Luzzardi Fiss Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Lucas Carboni Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p542-568

Palavras-chave:

Cultura juvenil. Currículo. Ação Pedagógica.

Resumo

Este artigo refere pesquisa relacionada à compreensão docente sobre as culturas juvenis. Buscaram-se subsídios teóricos em Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão e Boaventura de Sousa Santos. A metodologia de trabalho com os dados foi a Análise de Discurso segundo Michel Pêcheux. Foram evidenciados efeitos de sentidos de sujeito sociocultural, conhecimento-como-regulação, sensocomunização e estranhamento. Eles revelam movimentos instaurados pelos docentes entre lugares de sentidos, e de autoria, vários a partir dos quais as identidades são constituídas de modo intervalar e híbrido, tanto significando o estudante como sujeito sociocultural quanto reproduzindo uma lógica de ensino disciplinar.

Biografia do Autor

Doris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Adjunta no Departamento de Ensino e Currículo (FACED/UFRGS) – Área: Didática. Mestre e Doutora em Educação (UFRGS). Áreas de pesquisa: Currículo, Culturas juvenis, Identidades Docentes, Análise de Discurso, Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Lucas Carboni Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmico de Pedagogia (FACED/UFRGS), foi bolsista PIBID e monitor na disciplina Psicologia Contemporânea, desde 2013/02 é monitor na disciplina Educação Contemporânea: currículo, didática e planejamento. Selecionado para realizar intercâmbio em Portugal, frequentou a Universidade do Porto durante o primeiro semestre de 2014. Compõe o Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação (segundo ano de gestão).

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos