JUVENTUDES NA ESCOLA: VOZES E SIGNIFICAÇÕES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p542-568Palavras-chave:
Cultura juvenil. Currículo. Ação Pedagógica.Resumo
Este artigo refere pesquisa relacionada à compreensão docente sobre as culturas juvenis. Buscaram-se subsídios teóricos em Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão e Boaventura de Sousa Santos. A metodologia de trabalho com os dados foi a Análise de Discurso segundo Michel Pêcheux. Foram evidenciados efeitos de sentidos de sujeito sociocultural, conhecimento-como-regulação, sensocomunização e estranhamento. Eles revelam movimentos instaurados pelos docentes entre lugares de sentidos, e de autoria, vários a partir dos quais as identidades são constituídas de modo intervalar e híbrido, tanto significando o estudante como sujeito sociocultural quanto reproduzindo uma lógica de ensino disciplinar.Downloads
Publicado
2014-10-30
Edição
Seção
Artigos
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